9 formas de dizer o que pensa

Vendo as redes sociais, me deparei com um post de um jornalista sobre uma empresa que sugeria um produto “revolucionário” na redução de medidas corporais e gordura localizada. O post continha uma suposta pesquisa que comprovava a eficácia do mesmo. Me chamou atenção uma resposta direta e objetiva de um seguidor que testou o produto. Não rodeou e colocou exatamente o que achava. Estava muito claro, sob a ótica do Eneagrama, qual seria o perfil dele. Sendo assim, me veio a ideia de postar os estilos de linguagem e comunicação de acordo com cada tipo “eneagramático” usando esse exemplo da avaliação do produto.

COMO CADA PERFIL DO ENEAGRAMA COSTUMA DAR A SUA OPINIÃO ?

Perfil 1 : O estilo de linguagem do 1 em geral é formal e polido ao emitir sua opinião, mas ao mesmo tempo apontaria as falhas e o que faltaria para que o produto ficasse “perfeito”. A análise seria objetiva, precisa, bem detalhada, focando na funcionalidade e qualidade, recheada com muitos “deveria” e “poderia”.

Perfil 2: Ao ser convidado para dar sua opinião o eneatipo 2 se sentiria lisonjeado pelo convite e se prontificaria imediatamente em “colaborar”. Teria a preocupação principal em ser amigável na análise e daria um feedback positivo do produto, mesmo não gostando, vendo falhas ou não achando interessante, na intenção de angariar algum tipo de conexão com o interlocutor, além de simpatia ou elogio em retribuição.

Perfil 3: O eneatipo 3 se sentiria muito bem, motivado e “prestigiado” ao ser requisitado para dar opinião sobre o produto. Tentaria fazer a melhor análise possível se imaginando o “melhor jurado de produtos online” em comparação com os outros. A opinião seria bem objetiva, com viés positivo, se atendo às funcionalidades e as perspectivas de sucesso. Imaginaria em como tirar proveito do produto ou da nova condição de “avaliador online”. De repente, abre-se uma nova oportunidade de negócio ou carreira, quem sabe ?

Perfil 4: O eneatipo 4 se sentiria igualmente bem ao ser requisitado para dar opinião sobre o produto achando que foi escolhido pelo seu bom gosto, sensibilidade, refinamento e “diferencial”. “Vejo o que os outros não veem”, “sinto o que os outros não sentem”. Focaria muito mais nos detalhes estéticos do que nas funcionalidades. “A embalagem está muito simples; poderia ser mais estilosa, mais atraente”. Teria uma preocupação em dar uma opinião bem diferente e personalista em relação aos demais. Nada de opiniões óbvias ou clichês.

Perfil 5: o eneatipo 5 inicialmente se sentiria desconfortável em ser convidado para dar uma opinião sobre algo que não conhece, enfim, a primeira reação seria de não participar, mas a curiosidade o instigaria e caso participasse, pediria um tempo para analisar com profundidade, principalmente as especificações técnicas e se ateria bastante a elas em detrimento até da funcionalidade ou estética, podendo ser prolixo e muito teórico na avaliação.

Perfil 6: O eneatipo 6 receberia com desconfiança o convite para dar opinião sobre um produto. Focaria nas segundas intenções desse convite. “Por quê me convidaram ?” “Qual o objetivo disso ?”” De repente querem que eu venda, enfim …” Depois que a desconfiança arrefecesse (um pouco), faria uma análise crítica, mas sem muita convicção de que o produto seria bem aceito ou um sucesso. Se ateria às incertezas do mercado, da economia e focaria em todas as incertezas possíveis.

Perfil 7: Seria bem receptivo e animado ao convite para dar opinião sobre o produto e estaria disponível imediatamente. Focaria nos aspectos positivos do mesmo, nas possibilidades do mercado, no “enorme sucesso” que faria (com base em quê ???), mas não se ateria aos detalhes técnicos, às funcionalidades, nem às incertezas. Sairia algo como :”tudo lindo, tudo maravilhoso, fantástico, sucesso garantido, show !”  … em tom ufanista.

Perfil 8: Não seria muito receptivo ao convite para avaliar o produto. Acharia “bobagem”,”perda de tempo” e “encheção de saco”. Responderia que não se interessaria em participar de coisa alguma, mas, se o fizesse, seria extremamente franco, direto, impiedoso, curto e grosso na avaliação; “esse produto é um lixo” ! “Ninguém vai comprar essa porcaria” ou então um simples: “é, acho que é bom sim.”

Perfil 9: Seria bem receptivo e gentil ao convite, mas só participaria da avaliação se fosse algo que não desse muito trabalho, não tomasse muito tempo ou não fosse muito complicado. Tentaria ver a opinião dos outros sobre o produto e seguiria a opinião da maioria. Não apontaria nada de diferente ou exclusivo. Apenas reforçaria o que os outros já disseram. Também não veria nada negativo. “Tá tudo muito bom, bonito, ótimo produto, excelente. “O produto será um sucesso e vai dar tudo certo, vai sim …”